Dom José Marello, uma pérola escondida (Parte I - Apresentação)

DOM JOSÉ  MARELLO
UMA PÉROLA ESCONDIDA
Pe. José Antônio Bertolin, OSJ.

APRESENTAÇÃO

T
raçar o perfil moral e espiritual de uma personalidade rica e fascinante como aquela do Bem-Aventurado José Marello, é  uma  tarefa complexa, quanto difícil e quase impossível. Contudo qualquer tentativa neste campo é válida, dado que este personagem permanece sendo não apenas para  os Oblatos de São José, mas para toda a Igreja, de uma atualidade surpreendente, respondendo plenamente aos requisitos do cristão ou de qualquer sacerdote dos nossos tempos.
O propósito deste opúsculo não  é uma simples menção agiográfica, nem mesmo uma biografia no estilo tradicional, mas uma seqüência dos fatos como flash que iluminam a pessoa e a personalidade do nosso Fundador. Quis propositalmente que o próprio Marello num estilo diferente e simples narrasse sua própria história. Portanto, está excluída  uma biografia analítica ou detalhada, mas sim uma  evocação dos acontecimentos exteriores e interiores naquilo  que foi possível, que marcaram a sua vida. É uma narração em primeira pessoa da qual ele é o protagonista.
José Marello foi  um homem com seus defeitos e limites, portanto alguém não desenraizado de seu ambiente histórico-existencial, contudo seus carismas espirituais não podem ser ignorados, seus valores e sua  pertinácia na busca do bem, da superação de si mesmo e do esforço ascético de  santidade, foram realçados desde o cultivo ainda na juventude dos andentes sonhos de renovação social até o incansável processo individual na busca da santidade.
Estou certo de que o Bem-Aventurado José Marello nos fala hoje em termos sempre atuais e a sua mensagem atinge com uma ressonância toda particular a nós  seus filhos e seguidores.
Pe. José Antonio Bertolin, OSJ
PROVINCIAL, OSJ
Curitiba, 30 de maio de 1995